Brookfield Properties entrega Estação João Dias da CPTM em modelo inédito de parceria público-privada

05 de Novembro de 2021

Henrique Carsalade Martins | Brookfield Brasil | Brookfield Properties entrega Estação João Dias da CPTM em modelo inédito de parceria público-privada
Estação de trem João Dias beneficia população que mora e trabalha na região do Complexo 17007 Nações

No início de novembro, foi inaugurada a estação João Dias da Linha 9-Esmeralda da CPTM, desenvolvida pela Brookfield Properties e doada ao governo do Estado de São Paulo.

A estação é a primeira a ser construída pela iniciativa privada e doada ao Governo de São Paulo. Fruto de um compromisso assumido em 2019 pela Brookfield com o governo do Estado de São Paulo, a estação João Dias viabiliza uma nova opção de mobilidade na região do Complexo 17007 Nações, que faz parte do portfólio de investimentos imobiliários da Brookfield.

A construção contou com investimento de R$ 60 milhões por parte da Brookfield, que também doou parte do terreno do Complexo 17007 Nações para a obra. O projeto e a construção foram desenvolvidos pela Brookfield Properties e a adequação da via férrea foi feita pela CPTM.

Construída em uma área de 5,6 mil m², a nova estação oferece acessibilidade plena com três escadas rolantes, três elevadores e itens que garantem a sustentabilidade arquitetônica com gerador próprio de energia, sistema de detecção e combate a incêndio, mecanismo para captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras. Outro ponto de destaque é a passarela de transposição da Marginal Pinheiros com 53,4 metros de extensão, que conecta a plataforma de embarque à estação.

Link: Saiba mais sobre